quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Decisão sobre banda larga é adiada para março

A decisão sobre a implantação do plano nacional de banda larga foi adiada para a primeira semana de março, informou nesta quarta-feira o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Ele disse que ainda há detalhes técnicos que precisam ser discutidos pelos ministérios e setores envolvidos.

"É muita informação e muita coisa que está sendo apresentada que precisam de detalhes de cada ministério", disse o ministro, ressaltando que não há divergências.

Segundo Costa, entre os pontos que ainda precisam de retoques estão a questão sobre a desoneração de setores que influenciam na democratização da banda larga e recursos necessários à implantação.

Questionado sobre a participação da Telebras no programa, o ministro declarou que "qualquer informação sobre a participação de empresas governamentais deverá passar primeiro pela Presidência da República".

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e representantes do setor foi liderada pelo coordenador de inclusão digital da Presidência, Cezar Alvarez, e secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Ana Paula Paiva)

Lançado HD externo com filme "This is it" de Michael Jackson


A Samsung anunciou hoje que vai lançar uma versão do seu disco rígido externo S2 Portable com uma cópia do filme Michael Jacksons This is It. O lançamento ocorre em sincronia com a chegada do filme em DVD e Blu-ray ao mercado europeu.

O produto começa a ser vendido em 22 de fevereiro e já está disponível em pré-venda nas lojas online. O S2 Portable é um HD externo da Samsung com capacidade de armazenamento de 500 GB, conectividade USB e recursos como backup automático e proteção de informações com senha e criptografia.

Segundo a Samsung, outros mercados devem receber o disco externo com o filme sobre Michael Jackson. No Reino Unido, o S2 Portable especial será vendido por 70 libras (algo em torno de R$ 200).

Google vai testar internet ultrarrápida nos EUA Empresa anunciou planos de montar rede de fibra óptica com conexão de 1 Gigabit.



O Google anunciou hoje que começará a testar conexões de internet ultrarrápidas nos Estados Unidos. A rede do Google levará cabos de fibra óptica até os lares dos participantes do projeto. A velocidade da conexão será de 1 Gb.

No Brasil, a velocidade máxima da banda larga fica em torno de 20 Mb, dependendo do provedor. Esse valor é cinquenta vezes menor do que o oferecido pelo Google.

Ainda em fase inicial, o Google afirma que o projeto deve beneficiar entre 50 mil e 500 mil americanos. A empresa ainda não decidiu em que cidade implementará o projeto. O Google está convidando prefeituras de cidades dos EUA a se candidatar para receber a banda larga ultraveloz.