sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Plugin para o Firefox acompanhava cavalo de troia


A Mozilla alertou que o plugin “experimental” Master Filler, para o Firefox, vinha acompanhado do cavalo de troia Bifrose que, entre suas funções, dá acesso total do computador para o invasor. O plugin foi retirado do site oficial de download de plugins.

Anteriormente, a Mozilla havia afirmado que o plugin Sothink Video Downloader também estava infectado, porém com o cavalo de troia LdPinch. Uma análise mais aprofundada conduzida pela organização mostrou que o plugin na verdade não tinha infecções.

A mesma análise concluiu que o Master Filler realmente tinha o cavalo de troia Bifrose. O plugin teve cerca de 700 downloads até ser retirado do ar no dia 25 de janeiro.

Não é a primeira vez que um plugin da Mozilla está infectado. Em 2008, o pacote de idioma vietnamita para o Firefox também incluía um código malicioso.

Deixe sua dúvida, sugestão de pauta ou crítica na área de comentários, logo abaixo.

Microsoft vai detectar versões piratas do Windows 7


A Microsoft está preparando uma atualização que vai detectar versões pirateadas do Windows 7. Quem tem esse sistema receberá em breve a opção de baixar um programa para verificar se a versão do Windows 7 instalada no PC é legal ou não.

Se o usuário instalar a atualização, o programa fará a verificação e, caso o Windows 7 seja pirata, serão emitidas notificações para que o consumidor se informe sobre o assunto ou adquira uma licença legítima do Windows 7. Em máquinas com sistema oficial a atualização não terá nenhum efeito para o usuário.

A Microsoft adverte que muitas versões piratas do Windows 7 vêm com vírus e outros programas perigosos para o usuário. A atualização, segundo a empresa, tem como objetivo conscientizar os usuários sobre essa e outras questões relacionadas à pirataria de software. A empresa afirma que as informações coletadas pela atualização não trazem dados pessoais do usuário e não podem ser usadas para localizá-lo.