terça-feira, 8 de maio de 2012

MetroTwit acerta ao unir "visual do futuro" e recursos sólidos

O Windows 8 está quase chegando, e alguns aplicativos estão se preparando para a grande mudança visual da interface Metro. O MetroTwit é um ótimo exemplo disso: o cliente engenhoso e gratuito do Twitter é todo sobre a interface do novo sistema, com ênfase na tipografia dos ícones e até mesmo nas típicas bordas e visual cromado do Windows.
Mas o MetroTwit não é apenas sobre a parte visual: é um ótimo cliente de Twitter, com muita ênfase em configuração e flexibilidade. Praticamente tudo é configurável no app, desde quais colunas exibir e como colocar títulos nelas, até quais colunas mostrarão notificações e onde exatamente essas notificações devem aparecer (em qual canto da tela, se você possui diversas telas), e por quanto tempo. Se você consegue pensar em uma preferencia, ela provavelmente é algo que o MetroTwit te permite mudar.
A linguagem de design do Metro possui uma maior ênfase em animações e resposta rápida, e o MetroTwit se sai bem nesses princípios, parecendo rápido e fluido nos testes. As barras de progressos são muito finas, ocupando apenas dois ou três pixels de espaço vertical. Não é perfeito, e algumas vezes a interface fica "esperta demais". Por exemplo, a barra de scroll possui dois indicadores – um para mostrar sua posição atual, e outra para exibir onde seus tuítes não-lidos começam. Graças ao visual plano do Metro, nenhum desses indicadores parece algo que você possa “pegar” para fazer scroll, e por algumas vezes confundi os dois e cliquei no indicador de tuítes não-lidos em vez de “pegar” a barra de scroll. Em uma ocasião, não consegui fazer o indicador de tuítes não-lidos desaparecer, mesmo após fazer scroll até o topo da coluna: o MetroTwit ainda insistiu que havia um tuíte não-lido, mas não foi possível encontrá-lo em nenhum lugar.
metrotwit01.jpg
O Twitter é um ótimo meio para conversas, e o MetroTwit possui um recurso de visualização de conversas que é fácil e te permite ver exatamente qual tuíte a outra pessoa está respondendo. Se a sua conversa passa de dois tuítes, o MetroTwit mostra a conversa toda, com a mensagem mais antiga na parte inferior.
A versão gratuita do MetroTwit é poderosa e flexível, mas só te permitirá conectar com uma única conta do Twitter, e mostra um banner publicitário no topo das suas colunas (e para fazer jus a sua fama de ser configurável, o app te permite escolher qual coluna). Para usar o aplicativo com mais de uma conta do Twitter e fazer a publicidade sumir, é preciso pagar 15 dólares pelo MetroTwit Plus. No entanto, essa versão mais completa também não te permite agendar tuítes, algo que é possível com o TweetDeck.
O visual inovador do MetroTwit é um sinal das coisas que estão por vir, mas sua funcionalidade e flexibilidade sólidas o tornam um cliente do Twitter que já pode ser utilizado hoje mesmo.
MetroTwit
Fabricante: Pixel Tucker
Pontos fortes: Visual bonito e futurista inspirado no Windows 8; grande número de opções de customização; bom recurso de visualização de conversas
Pontos fracos: Edição paga não permite agendamento de tuítes; visualizador de tuítes não-lidos apresentou problemas
Preço: Gratuito (versão com anúncios e menos recursos) ou US$15 (edição mais completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário