No mundo atual, é bem difícil achar alguém que nunca teve contato com as redes sociais
– mesmo que momentaneamente. Seja para divulgar algum fato ou
simplesmente se relacionar com os amigos, quando o assunto são as redes
sociaisno local de trabalho, sempre surge alguma polêmica.
A
KPMG realizou um estudo que aponta: 70% das companhias estão conectadas
às mídias sociais. O mais curioso é que elas ainda não descobriram ao
certo os prós e contras desta participação. Para alguns empresários,
liberar o acesso a sites como Facebook e Twitter é visto com grande repulsa - o que gera um conflito, principalmente se a própria empresa utilizar as redes sociais como meio de comunicação.
Conheça algumas ferramentas
Algumas companhias mais ligadas se anteciparam e procuram reverter esse
cenário para utilizar o poder de socializar via Web de forma benéfica
para seu negócio. Devido a essa iniciativa, alguns fabricantes de
softwares também já estão criando ferramentas para facilitar esse
processo.
No mercado, há diversos sistemas desenvolvidos para que as companhias
tirem o melhor proveito das redes sociais. Com essas ferramentas, é
possível saber, em tempo real, tudo o que falam do seu negócio no
Twitter, Facebook, LinkedIn, até mesmo blogs e veículos online. Um
desses softwares é o Radian6, desenvolvido pela americana Salesforce. Em
um único painel de controle, o cliente monitora tudo isso sem a
necessidade de pular de uma janela para outra.
Por meio de gráficos e análises de tendências você consegue avaliar o
impacto de uma determinada mensagem. Alguns softwares são capazes de
criar um "ranking" daqueles comentários mais "perigosos" - ou seja: se
alguém que tem muitos seguidores no Twitterfalar mal da sua marca, você é
imediatamente avisado e consegue remediar a situação antes que ela se
torne incontrolável ou tome proporções negativas para seu negócio.
Mas é possível monitorar todas as redes existentes? Nem todos os
monitoramentos podem ser feitos por aplicativos. Alguns são possíveis
apenas dentro da própria rede - como o Orkut por exemplo. Já os blogs, Twitter e Facebook podem ser monitorados por ferramentas gratuitas e online.
Dentre estes, temos o Google Reader
que não é propriamente uma ferramenta indicada para auxiliar as
corporações em seu monitoramento, mas é muito usado (e há bastante
tempo) por aqueles que precisam estar atentos a determinadas notícias ou
novidades a qualquer instante. Para isso, é só se cadastrar, criar uma
conta e receber os feeds dos seus sites escolhidos. Ainda do Google, há o
Google Alerts, que envia e-mails com links todas as vezes que
determinada marca ou palavra-chave for citada na web.
O HootSuite
é explicitamente direcionado às mídias sociais e permite agendar
publicações para serem divulgadas no momento mais conveniente. O
aplicativo já possui versão em português tanto na web quanto nos
dispositivos móveis. Isso porque não é mais novidade de que o Brasil é
um dos principais países com usuários ativos no Twiiter.
Outra plataforma é o Social Mention,
que analisa e busca nas mídias sociais informações que agregam
conteúdos gerados por usuários em um único fluxo de informação. Você
consegue mensurar a opinião das pessoas com relação a você, sua empresa,
seu produto, marca etc. Os usuários podem criar alertas que são
atualizados por e-mail sobre resultados relevantes e recentes.
Já o Chatter
(também da Salesforce) é uma plataforma que traz ferramentas parecidas
com as do Facebook. É como se fosse uma rede social fechada, só para os
empregados, onde eles podem se manter informados sobre pessoas e
projetos importantes do seu local de trabalho. Você tem um perfil e pode
atualizar seu status a qualquer momento, e os seus colegas de trabalho
podem ter acesso aos seus projetos, grupos, feeds de notícias e
compartilhamento de arquivos.
Entre tantas ferramentas, cabe à empresa optar por qual delas melhor se
enquadra em suas necessidades. Seja para monitorar, unificar, alertar ou
falar sobre negócios, há um leque de oportunidades para todos os gostos
e bolsos. Só não vale continuar com o velho pensamento de que as redes sociais
são apenas para o lazer e entretenimento. Sim, elas até podem ter esse
aspecto mais "descontraído", mas ao saber utilizá-las de forma correta e
pertinente aos seus negócios, elas podem ser fortes aliadas.
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