De acordo com um post do Ian Romanick, engenheiro de software na Intel, a empresa está trabalhando junto com a Valve para melhorar o desempenho dos jogos no Linux usando drivers open source.
Numa visita à Valve a equipe da Intel teve acesso ao código-fonte do
Left 4 Dead 2, podendo ajudar nas otimizações e encontrar problemas que
afetavam o desemepnho do jogo no Linux. As melhorias e correções de bugs
(como essa), feitas tanto nos jogos da Valve como nos drivers da Intel, deverão beneficiar a plataforma Linux como um todo.
Ele comenta no post que há um tempo a Valve dizia a mesma coisa para a
Intel: tornar os drivers open source é uma boa ideia, pois facilita
imensamente o processo de debug. Ao alterar algumas funções de desenho
do jogo e ver de perto o comportamento do driver é algo maravilhoso, mas
difícil de ser feito com drivers proprietários, onde vira mais um
esquema de tentativas e erros. O contrário também torna tudo mais fácil:
alterações no código do driver podem oferecer impactos de melhorias no
jogo, que de forma fechada ficaria difíceis de perceber.
A Valve anda trabalhando no Steam para Linux há algum tempo, e nos últimos meses a coisa deu uma grande acelerada.
A princípio os jogos portados podem até ser considerado velhos, mas a
porta que o Steam está abrindo ao Linux deverá render muitos frutos para
o pinguim nos desktops, mesmo que ainda restrito ao seu nicho no
começo.
Ah, para fins de esclarecimento antecipando possíveis confusões: os
jogos da Valve não serão open source (pelo menos não foi divulgado nada a
respeito). O acesso ao código fonte foi liberado para equipes da Intel
que desenvolvem seus drivers.
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