quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Twitter pode lançar o seu próprio serviço de hospedagem de vídeos

O Twitter pode, em breve, lançar o seu próprio serviço de hospedagem de vídeos. A informação não confirmada foi divulgada pelo site AllThingsD e sugere que o serviço de microblog esteja planejando disponibilizar, aos usuários, uma opção própria como alternativa aos serviços de terceiros.
Perfil do TechTudo acessado através do novo app Twitter for iOS (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Perfil do TechTudo acessado através do novo app Twitter para iOS (Foto: Reprodução)
Há algum tempo, o Twitter tem implementado severas restrições na utilização de sua API, impondo grande limites aos desenvolvedores que criam serviços e aplicativos para interagir com a rede social. Além disso, o serviço lançou o seu próprio sistema de hospedagem de imagens, que acabou se tornando a preferência dos usuários e fez com que serviços como o TwitPic e Yfrog perdessem boa parte do mercado. A rede social também retirou o suporte a serviços de hospedagens de imagens de terceiros do seu aplicativo para iOS, obrigado os usuários a utilizarem exclusivamente a opção do próprio Twitter.


A criação de um serviço próprio de hospedagem de vídeos pelo Twitter poderá ser um duro golpe em serviços que contam com a base de usuários da rede social, como o TwitVid e os já citados TwitPic e Yfrog, que também hospedam vídeos. No entanto, é muito pouco provável que a rede social consiga fazer com que os usuários deixem de utilizar grandes serviços de hospedagem e compartilhamento de vídeos, como o YouTube e Vimeo.
A restrição na utilização da API, a disponibilização de um serviço próprio de hospedagem de imagens e, se o rumor estiver correto, o lançamento de um serviço de hospedagem de vídeos em breve são medidas extremas que têm sido adotadas pelo Twitter com o objetivo de “prender” seus usuários dentro da rede social e, consequentemente, agregar conteúdo e relevância. Tais medidas surgem em um momento em que o serviço precisa mostrar ser capaz de gerar receita própria e, para isso, depende do conteúdo produzido e compartilhado por seus usuários.

Via The Verge

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