terça-feira, 3 de agosto de 2010

Microsoft lança correção de emergência para falha em atalhos


A Microsoft lançou nesta segunda-feira (2) uma atualização de emergência para uma falha no Windows Explorer. A vulnerabilidade está presente no processamento de ícones de atalhos em todas as versões do Windows, do XP ao 7. Usando a brecha, um criminoso consegue fazer com que a simples visualização de uma pasta resulte na infecção do sistema. Programadores de vírus têm usado o bug para criar pragas que se espalham por pen drives sem depender do recurso de execução automática (“autorun”).

O problema já estava sendo usado por hackers desde o dia 16 de julho, mas apenas algumas poucas empresas foram alvo dos ataques. A atualização pode ser instalada por meio do Microsoft Update ou das atualizações automáticas, no Painel de Controle.

O boletim de segurança MS10-046 foi publicado para dar informações sobre a falha e também sobre a atualização. A correção temporária publicada pela Microsoft precisa ser desinstalada antes que a correção definitiva seja aplicada.

A coluna Segurança para o PC do G1 não recomendou a solução temporária, porque ela causava problemas com a exibição de ícones. A atualização lançada hoje não deve causar nenhum efeito adverso.

Os primeiros ataques realizados com o uso da vulnerabilidade foram notáveis pela sofisticação. Componentes maliciosos estavam certificados por fabricantes de chips. Isso significa que essas empresas foram comprometidas para que seus certificados fossem usados para camuflar a presença do vírus. Os alvos da praga eram os programas SCADA – sistemas de controle usados em indústrias e no gerenciamento de usinas, estações de tratamento de água e aplicações do gênero.

A Microsoft costuma lançar atualizações apenas uma vez por mês, na segunda terça-feira útil. Este mês, seria no dia 10. A disponibilização de uma correção hoje é que a classifica como “emergencial”.
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Saiba como fazer com que seu texto ou apresentação abra em qualquer PC


Uma das dificuldades mais frequentes para quem precisa trocar arquivos é a forma mais conveniente de salvá-los, para que outras pessoas possam abrir em seus computadores. Quando criamos um arquivo de texto, uma apresentação de slides ou uma planilha de cálculo, por exemplo, estamos fazendo uso de aplicativos com finalidades específicas para cada uma dessas necessidades. Geralmente, há várias possibilidades de extensão para cada um dos tipos de documentos, que é aquele “ponto alguma coisa” registrado ao final do nome do arquivo.

É fácil de entender se você pensar que, quando você quer abrir um arquivo, você apenas clica nele e ele geralmente abre. O computador escolhe para você o programa mais adequado para mostrar o conteúdo das informações e permitir modificações. Desse modo, se é um arquivo de texto, um editor de texto irá abri-lo.

Se for uma música, um tocador de áudio executará o som. Isso é simples assim porque cada arquivo carrega consigo algumas informações, que, sem que você precise saber, se encarrega de dizer ao computador qual programa deve usar. Quando você clica no arquivo para abrir e o sistema não consegue, é porque, provavelmente, seu computador não está com o programa adequado instalado.

Daí a importância de entender um pouquinho só desses formatos se você deseja compartilhar arquivos e quer que eles sejam abertos por outras pessoas, sem transtornos. O assunto é abrangente, mas vamos pensar, por enquanto, nas suítes de escritório mais conhecidas.

Mas o que é uma suíte de escritório, afinal?
É um programa que reúne os aplicativos voltados a edição de textos, apresentações e planilha de cálculos (esses são os programas mais usados). Por meio desses aplicativos, é possível digitar desde um trabalho escolar até uma tese de doutorado ou então um contrato profissional.

Também uma suíte de escritório oferece ferramenta que possibilita desde o controle de gastos pessoais a um demonstrativo sofisticado de faturamento com aplicações na bolsa de valores. Com uma ferramenta de criação de slides, por exemplo, podemos produzir desde apresentações divertidas até exibições para palestras, aulas, reuniões de negócios etc. Ou seja, uma suíte de escritório é um conjunto indispensável para usuários de todos os níveis de exigência.


Das suítes de escritório mais populares, destacam-se o Microsoft Office e o OpenOffice.org (que, na versão em português, recebe o nome de BROffice). Cada uma dessas suítes, embora tenham a mesma finalidade, possue peculiaridades e diferenças na hora de salvar o documento. Por isso, é necessário observar alguns detalhes nesse momento, para que eles possam ser distribuídos sem problemas entre usuários de uma ou outra suíte.

Imagine que você tenha digitado um trabalho escolar de dezenas de páginas, caprichado na redação e que o prazo de envio do arquivo para professora esteja acabando. Caso ela não consiga visualizá-lo, não terá valido de nada todo o esforço. Se ela não especificou o formato do arquivo, é melhor ter atenção para garantir que ela abra o documento, independente do programa e versão que ela está usando.

Se você estiver usando o Microsoft Office 2007, a extensão que o editor de textos Word irá salvar o seu arquivo será .docx, que pode ser aberto sem problemas por quem usa a mesma versão do Office ou o OpenOffice.orgnas versões mais recentes. Mas se a professora do nosso exemplo tiver na sua máquina apenas uma versão anterior do Office 2007, ela não conseguirá abrir o trabalho.

A solução
Para evitar esse problema, o mais indicado é sempre salvar seus documentos de texto como Documento do Word 97-2003 (que abre em qualquer versão do Office da Microsoft ou no OpenOffice.org). Se forma uma planilha, salve como Pasta de Trabalho do Excel 97-2003, e uma apresentação de slides, procure salvar como Apresentação do PowerPoint 97-2003.

Agora vamos inverter os papeis: você recebeu o arquivo numa extensão que sua suíte de escritório não consegue reconhecer. Para solucionar isso, você pode instalar um complemento (no menu Baixar complemento) em versões do Office anteriores ao 2007 ou baixar e instalar o OpenOffice (em OpenOffice.org) que suporta este formato. Ambas soluções resolvem o problema sem qualquer custo. A diferença entre uma e outra é que a segunda permite a instalação completa de uma nova suíte em vez de simplesmente um novo complemento de compatibilidade.

Se você não é usuário de OpenOffice.org, lembre-se que essa suíte tem um padrão de formato diferente do que é suportado pelo Office da Microsoft.

Então, resumindo: se você não tem certeza de que as pessoas que irão receber o seu arquivo usam o mesmo programa que você, o mais recomendável é salvar como Microsoft Word 97/2000/XP.

Alguma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
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Netbook: como escolher o seu


Processador, memória e modem 3G são itens importantes

Netbooks são computadores com o tamanho reduzido e criados para realizar tarefas cotidianas, como edição de texto e, principalmente, navegar na internet. Com preço médio de R$ 1.200, eles não têm o poder de processamento de notebooks convencionais, mas são fáceis de carregar em viagens ou para a sala de aula. Veja a seguir as principais características desses aparelhos e o que deve ser levado em conta na hora da compra.

Peso/Tamanho
Em média, um netbook pesa 1,3 quilo. As dimensões ficam em torno de três centímetros de altura, vinte centímetros de profundidade e trinta centímetros de largura. O tamanho da tela fica entre oito e onze polegadas.

Itens obrigatórios
Entre os recursos obrigatórios em qualquer netbook estão suporte a redes sem fio do padrão Wi-Fi, webcam e entradas para cartão SD.

Processador
É um dos principais fatores para determinar a velocidade de um computador. A maioria dos netbooks vem com o chip Atom, da Intel. Na média, ele tem velocidade de 1.6 MHz, mas alguns netbooks mais sofisticados têm chips mais rápidos.

Memória RAM
Há netbooks com 4GB de memória RAM, mas a maioria fica em torno de 1GB ou 2GB. Assim como o processador, quanto mais memória, mais rápida será a velocidade do computador ao realizar as tarefas.

3G
Ter um modem 3G embutido no netbook significa acessar a internet em muitos lugares onde não há sinal Wi-Fi, desde que haja cobertura de sinal da operadora de telefonia. Basta inserir o chip do celular no modem e navegar. Em alguns netbooks, comercializados em parcerias com operadoras, o modem 3G é bloqueado. Mas há modelos que aceitam qualquer chip.

Processamento gráfico
Nem todos os netbooks possuem processador dedicado aos recursos gráficos. Esse chip faz diferença na hora de assistir a vídeos de alta resolução e rodar aplicações gráficas de vídeo, entre outras atividades.

Por isso, um dos diferenciais dos netbooks mais sofisticados é a presença de um processador gráfico, normalmente da NVidia. No exterior já há diversos modelos equipados com a linha ION, a mais avançada entre os chips gráficos para equipamentos portáteis.

Armazenamento

Netbooks possuem em média 160GB de espaço para armazenamento. É mais do que suficiente para um equipamento desse tipo.

Alguns netbooks usam discos do padrão SSD (Solid State Disk). Eles funcionam de forma similar a memórias do tipo Flash (encontradas em pen drives) e não têm partes móveis. Por isso, são mais rápidos e resistentes do que os HDs convencionais. Por outro lado, são mais caros.

Teclado
Uma boa dica ao comprar um netbook é visitar uma loja e testar alguns modelos. Tente se acostumar com as teclas sem espaçamento e com a disposição entre elas.

O teclado de um netbook equivale à metade do tamanho de um teclado padrão. Pode ser cansativo passar horas digitando documentos em um netbook, ou utilizar mensageiros por muito tempo. Para compensar a falta de espaço, há a tecla “Fn”, que aciona as teclas de atalho, numéricas e de sistema.

Sistema operacional
Atualmente a maioria dos netbooks vem com os sistemas Windows XP e Windows 7. Há ainda alguns modelos com Ubuntu Linux. De modo geral, as opções com Windows são as mais adequadas, devido à quantidade de programas disponíveis para essa plataforma. O Windows XP é mais antigo do que o 7, mas é mais rápido.

Conheça melhor as diferenças entre sistemas operacionais.

Portas USB
Em média os netbooks possuem três portas USB. Lembre-se que ao plugar um mouse e um teclado, restará apenas uma porta. Escolha um modelo como maior número de portas possível.

Bluetooth
O padrão sem fio Bluetooth é útil principalmente para trocar arquivos com celulares. Alguns mouses sem fio também usam esse padrão.

Saída de vídeo
A maioria dos netbooks possui saída VGA. Ela permite conectar o equipamento a televisores e projetores, sendo útil em apresentações de trabalho. Alguns netbooks têm saída do padrão HDMI, que transmitem sinal de vídeo digital.

Drive de CD/DVD
Em geral, netbooks não possuem leitor óptico, mas alguns modelos mais recentes possuem leitor de CD e DVD.
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Windows 7 passa o Vista em número de usuários, aponta estudo


Windows XP lidera a lista de sistema operacional mais usado
Em julho, o Windows 7 ultrapassou o Windows Vista no ranking de sistemas operacionais mais usados, segundo um estudo feito pela consultoria NetApplications. A pesquisa feita pela empresa, que possui mais de três milhões de usuários cadastrados, segue a tendência de outros estudos e mostra que usuários no mundo todo estão abandonando o Windows Vista.

Entre todas as versões do sistema operacional da Microsoft, a mais utilizada é do Windows XP. A porcentagem de usuários que usam esta versão, anterior ao Windows Vista, é de 61,7%, mais que o dobro dos usuários do Vista (14,34%) e Windows 7 (14,46%) juntos.

O Windows 7 foi lançado em 22 de outubro de 2009, menos de três anos depois do anúncio do Windows Vista. Ainda segundo a NetApplications, o Windows está instalado em mais de 91% dos computadores no mundo todo. Em seguida está o Macintosh, com cerca de 5%, e o Linux, com 0,93%.

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Monitor com menos de dois centímetros de espessura chega ao mercado


Com tela de 21,5 polegadas, equipamento é feito com materiais recicláveis
A AOC está lançando no Brasil um monitor widescreen LED de 21,5 polegadas com 19 milímetros de espessura. Segundo a empresa, o monitor TV modelo e22t é fabricado com materiais recicláveis e proporciona 55% de economia de energia. O preço sugerido para o aparelho é de R$ 949.

O monitor Full HD possui o selo EPEAT Gold, ferramenta que compara eletrônicos por meio de suas características ambientais. O contraste é de 3.000.000:1 e o tempo de resposta de 5 milissegundos. Há também entrada HDMI e acabamento do produto em black piano e prata.
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Office 2011 para Mac chegará em outubro


Suíte de aplicativos será disponibilizada em 13 idiomas

A nova versão da suíte de aplicativos Office, que inclui os aplicativos Word, Excel e PowerPoint, para Macs chegará às lojas de mais de 100 países em outubro de 2010. A Microsoft lançou o Office 2010 para Windows no Brasil na semana passada.

O Office 2011 para Mac virá em dois pacotes: Home & Student ou Home & Business. Quem comprar versões mais antigas do Office 2008 para Mac até 30 de novembro de 2010 poderá fazer o download da versão 2011 sem nenhum custo.

O Office 2011 Home and Student inclui o Word, Excel, Power Point e o Messenger para Macs e uma licença custará US$ 119. Já a versão Home & Business inclui o Outlook e uma licença custará US$ 199. Há ainda, uma versão acadêmica, que custará US$ 99.

O Office 2011 estará disponível em 13 idiomas, entre elas espanhol, alemão e francês. A Microsoft ainda não divulgou se a versão em português chegará às lojas na mesma data.

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