sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Carros da BMW trarão GPU da NVIDIA.


A BMW e a NVIDIA anunciam parceria que coloca as unidades de processamento gráfico (GPUs) da NVIDIA nos sistemas de navegação e informação na próxima geração de carros BMW produzidos mundialmente. O anuncio foi feito durante a CES 2011 – Consumer Electronic Show, que acontece entre 6 e 9 de janeiro em Las Vegas – EUA.

Para continar a ler esta matéria e conhecer o que a NVIDIA está preparando com a BMW, clique aqui
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Microsoft apresenta os planos para o futuro na CES 2011


A CES 2011 – Consumers Electronics Show – maior feira de eletrônicos voltados para o consumidor começou na noite de ontem em Las Vegas com paineis voltados para a imprensa. Tradicionalmente, a Microsoft faz a abertura do evento – e esse é um dos momentos mais aguardados da feira, já que a gigante guarda sempre grandes novidades para serem apresentadas na CES.

Nesse ano, a apresentação capitaneada pelo CEO Steve Ballmer lembrou os últimos grandes avanços da empresa com os lançamentos do Windows 7, do Kinect e do Windows Phone 7 e mostrou como a Microsoft pretende ir além nestas frentes.


Kinect

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No caso do Kinect, foram apresentadas novas funcionalidades que permitem o controle de mídia (filmes e música) usando os movimentos do Kinect. A Microsoft já tem parceria com a empresa de vídeo por demanda Netflix, que permite que os filmes sejam alugados via Xbox e vistos online. Em breve, também será possível usar o serviço de vídeos online Hulu Plus. Tudo isso controlado pelo Kinect.

Mas as novidades para o leitor de movimentos não param por aí.

Uma parceria com o canal de esportes ESPN permitirá algumas funções exclusivas como votar outros usuários do Kinect em quem irá vencer uma determinada partida.

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Outra novidade é o reconhecimento facial. Hoje o Kinect já faz o reconhecimento do corpo e de movimentos, em breve ele irá reconhecer o rosto do usuário e criará uma cópia, mimetizando inclusive os movimentos da face. Entre os usos para essa nova tecnologia, chamada de Avatar Kinect, está a possibilidade de frequentar uma sala de bate-papo com uma cópia quase perfeita de você mesmo, usando voz e movimentos seus, sem precisar de nenhum tipo de controle.

Essas salas de bate-papo do futuro parecerão realmente com ambientes reais.

A novidade chega já neste semestre e será grátis para usuários gold do Xbox Live e deve se tornar algo muito comum em breve já que até hoje cerca de 8 milhões de unidades do Kinect já foram vendidas (números apresentados por Ballmer)

Windows Phone

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O Windows Phone 7 é uma das grandes apostas para o futuro. Na apresentação, Ballmer afirma que “o melhor do Office, do Xbox, do Xbox Live e do Bing foram usados para construir um grande aparelho”. Nove modelos foram lançados até hoje ao redor do mundo, segundo o CEO.

A plataforma vem crescendo com cerca de 100 aplicativos sendo adicionados à loja virtual (hoje são cerca de 5500).

E a integração parece ser a grande meta a ser atingida pela Microsoft. Integração entre o Xbox e o Windows Phone 7, por exemplo.

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Ballmer demonstrou funcionalidades do Xbox, como o Game Room, que poderão ser usadas diretamente no celular. O usuário do Xbox Live poderá acessar sua conta diretamente do seu telefone. Vários títulos de jogos do console, entre clássicos como Tetris e Pacman e novos como Halo e Need for Speed - foram demonstrados no telefone.

Para o futuro próximo outras funcionalidades serão adicionadas ao WP7 como a posibilidade de copiar e colar texto, e mais velocidade de processamento.

Windows PCs

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É indiscutível que o Windows 7 é o melhor sistema operacional que a Microsoft desenvolveu em anos e tem conseguido grande aceitação. Os números falam por si: Ballmer aponta que a cada 7 segundos uma cópia é vendida ao redor do mundo.

No painel foram apresentados vários modelos entre desktops e tablets rodando Windows 7, todos disponíveis no mercado. Um dos modelos apresentados foi o tablet de 12 polegadas da Asus. A interface é controlada via touchscreen ou caneta Stylus. O aparelho reconhece a ponta da caneta de modo cancelando o reconhecimento de toque na tela, dessa forma você pode repousar a palma da mão enquanto escreve sem correr risco de cometer erros de digitação.

Outros Windows PC apresentados foram o HP DM1 – com preço abaixo de US$ 500 – o Samsung PC7 e um modelo da Acer com tela dupla.

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Um outro produto da Microsoft foi atualizado e traz grandes novidades. É a mesa Surface que neste ano traz a tecnologia PixelSense. Com essa tecnologia, cada pixel da tela é uma câmera individual o que significa que se você puser uma folha de papel escrita à mão sobre a mesa o texto será reconhecido. Por enquanto essa tecnologia estará disponível apenas para uso comercial.

A grande novidade do futuro do Windows, no entanto, está na sua capacidade de rodar em mais aparelhos do que simplesmente em PCs.

Smartphones, tablets e outros aparelhos reduzidos confiam seu processamento a chips com tecnologia ARM, que usa menos energia. Isso significa que a Microsoft está mirando um futuro onde o mesmo Windows que usamos hoje nos nossos computadores irá rodar igualmente em celulares e outros aparelhos que venham a existir.


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Novo USB 3.0, dez vezes mais rápido do que o atual, está cada vez mais próximo


CES permite observar que, se em 2010 foi difícil encontrar produtos com USB 3.0, em 2011 eles serão não apenas comuns como também mais baratos.

De certa forma, a espera pelo USB 3.0 e por sua maior velocidade de transferência de dados pareceu interminável durante todo o ano passado. Afinal, à medida que os aparelhos eram lançados, via-se que a adoção da nova tecnologia não seria tão rápida quanto se desejava.

A boa notícia é que, a julgar pelo que se observa na Consumer Electronics Show (CES) de 2011, as coisas estão mudando, e o USB 3.0 será uma realidade para o usuário final muito antes que ele imagina - ao contrário do que aconteceu com o USB 2.0, que, um ano após o lançamento, ainda era um sonho distante.

A beleza do novo padrão é, claro, a sua velocidade, mas também a promessa de melhorar o gerenciamento de vídeos em alta definição, músicas e imagens digitais de aplicações, na troca entre diferentes dispositivos. Outra melhora é quanto à economia de energia – quase 70% melhor – pois os aparelhos que não precisam ser carregados em determinado momento, como um iPod em modo de espera, não o serão.

Já no começo de 2011 a Kingston deverá começar a comercializar pen drives compatíveis. A velocidade do USB 3.0 é dramaticamente maior que a do seu predecessor: enquanto este, teoricamente, chegava a 480 Mbps (megabits por segundo), a nova tecnologia alcança 5 Gbps (gigabits por segundo), ou seja, até dez vezes mais ágil.

Hardware
É importante lembrar que a velocidade depende do hardware usado. Não espere que um dispositivo externo ligado por USB 3.0 tenha um desempenho tão bom quanto um disco rígido RaiDed ou SSD.

“A diferença é que há pouco mais de um ano, só havíamos certificado um único produto, fabricado pela NEC/Renesys. Mas, já em 2010, foram mais de 165 dispositivos, de notebooks e placas-mãe a unidades de armazenamento. E ainda há aqueles aparelhos que não recebem certificação, porém já estão no mercado”, disse Jeff Ravencraft, diretor do Fórum de Implementadores USB.

Em 2011, a diferença de preço entre os produtos com USB 3.0 e USB 2.0 deverá desaparecer. Isso por causa da queda na curva de custo da tecnologia. Inicialmente, custava em torno de 7 dólares aos manufaturadores para incluir o novo padrão em seus aparelhos; agora este valor está abaixo de 2 dólares. A expectativa era de que esse o preço só chegasse a esse teto daqui a três anos.

“A adoção do mercado tem sido fenomenal. Essa é a adoção mais rápida de uma tecnologia em que estive envolvido, muito à frente do USB 2.0”, afirmou Ravencraft.

“Na minha pesquisa com fabricantes de discos rígidos, aqueles que ainda não anunciaram a intenção de migrar para o USB 3.0, como a Iomega, a LaCie e a Western Digital, deverão fazê-lo até o fim deste primeiro trimestre. Poderemos observar grandes varejistas liquidando seus estoques de produtos USB 2.0 já no começo deste ano”, prevê Charles Klinker, diretor de marketing da Verbatim.

Notebooks
Os notebooks que suportam o novo padrão também estão em ascensão. Vários já foram anunciados durante a CES, e a maioria dos que utilizam sistemas baseados no Intel Sandy Bridge está fazendo o mesmo. Se em 2010 era um desafio encontrar notebooks com USB 3.0, em 2011 não será mais.

Quanto a outros aparelhos, como câmeras, filmadoras e TVs, um pouco de paciência ainda é necessário. Segundo Ravencraft, mesmo que eles não tenham aparecido nesta CES, deverão surgir em breve:

“Sempre soubemos que as unidades de armazenamento seriam o primeiro passo, seguidas pelos dektops e notebooks”, disse. “Haverá produtos que não migrarão, como teclados, mouses e impressoras, já que não precisam enviar e receber muitos dados. Porém, penso que, ao chegarmos à metade do ano, veremos a movimentação desses aparelhos que ainda não incluíram o USB 3.0, pois eles lidam com conteúdo pesado, que tem muito a ganhar com a nova velocidade”.

(Melissa J. Perenson)
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Cinco lições surpreendentes sobre a cloud computing

Até mesmo os mais experientes gestores de TI aprenderam muito sobre a computação na nuvem em 2010. E revelam alguns segredos.

2010 foi o ano em que a "computação na nuvem" (cloud computing) se tornou apenas “nuvem” (cloud), e todos perceberam que “nuvem”, “SaaS” e todos os outros XaaS (PAAS, IAAS, DAAS) eram implementações diferentes da mesma ideia – um conjunto de serviços de computação disponíveis online que se podem expandir ou contrair de acordo com as necessidades.

Nem toda a confusão foi esclarecida, claro. Mas, vendo os serviços específicos oferecidos pela Amazon, Microsoft, Oracle, Citrix, VMware e uma série de outras empresas, muitos profissionais de TI puderam ter uma ideia mais concreta do que a “nuvem” é realmente.

Cinco aspectos se tornaram mais claros até mesmo para os mais experientes gestores de TI. São eles:

1. Nuvens “externas” e “internas” não são tão diferentes
No início de 2010, a questão mais comum era se a nuvem deveria ser inserida no firewall ou contratada fora.

Uma vez que os mesmos dados e aplicações empresariais migrem para a nuvem, interna (em servidores dentro do firewall) ou pública, a empresa proprietária dos dados enfrenta o mesmo risco. Razão pela qual muitas empresas estejam apostando mais em nuvens “híbridas” do que apenas internas ou públicas, de acordo com o guru da virtualização da Gartner, Chris Wolf.

“Com as nuvens internas, tem-se uma determinada quantidade de benefícios desde a partilha de recursos e eficiência, mas não se tem a elasticidade que é o real motivo para a venda da nuvem”, explicou Wolf à CIO.com.

2. De que são feitas as nuvens? De outras nuvens
Durante 2010, muitas empresas de computação na nuvem minimizaram o papel da virtualização e da visão “end-to-end” da VMware, na qual as empresas usam infraestruturas de servidores virtuais para suportar o compartilhamento de recursos e a gestão de recursos na nuvem dentro do firewall, antes de partir para o uso da nuvem pública.

Os fornecedores de cloud computing oferecem aplicações, armazenamento, poder de computação, etc., à vontade, sob demanda, através de uma ligação à Internet, sem a necessidade de ter uma infraestrutura de servidores virtuais dentro da empresa.

Os dois ambientes, por definição, são virtualizados, concordam os analistas. E quase sempre estão instalados em centros de dados, “parques” de servidores virtuais ou até mesmo em serviços completos de cloud fornecidos por outras empresas.

3. “Nuvens” não libertam as TI de “porcas e parafusos”
Há uma suposição de que a cloud computing consiga tornar sofisticados serviços de TI transparentes para o usuário final, fazendo com que deixem de se preocupar com o hardware e o software que os executam.

Isso não significa que as pessoas que gerem os servidores não tenham que conhecer do seu negócio, de acordo com Bob Laliberte, analista no Enterprise Strategy Group. Suportar as clouds significa tornar os servidores, armazenamento, redes e aplicações mais rápidos e estáveis, com menos atrasos do que nunca, segundo Vince DiMemmo, gestor de cloud e serviços de TI no prestador de serviços e infra-estrutura do centro de dados Equinix.

Sem infra-estrutura “à prova de balas”, a computação na nuvem é lenta, diz, e os usuários finais não aceitam a lentidão.

4. Pequenas coisas fazem grandes diferenças
A virtualização permite que várias aplicações e sistemas operacionais sejam executados pelo mesmo hardware, como se cada um deles tivesse o seu próprio servidor. O problema com isso, diz o analista da IDC, Gary Chen, é que todos pensam que têm a interface de rede e o “bus” de entrada/saída (input/output para o processador também só para si.

Em um servidor com variados sistemas operacionais virtuais, o “engarrafamento” para o desempenho já não é a velocidade com que os dados podem ir e vir entre o servidor e o armazenamento externo, mas o número de bits que podem passar pelo “bus” de dados ao mesmo tempo, diz Chen.

Essa é uma razão pela qual o Virtual I/O esteja se tornando um tema cada vez mais "quente", levando ao que o analista da Forrester, John Rymer, chama de “virtualização distribuída” – na qual I/O, memória e outros componentes são abstraídos uns dos outros, assim como os sistemas operacionais externos, e a definição de “servidor” altera-se para significar que recursos uma aplicação necessita no momento.

5. “Ano - e não Era - do Desktop Virtual”
2010 era para ser o Ano do Desktop Virtual, com a Microsoft, Citrix e VMware competindo para capturar o que os analistas esperavam ser uma onda de adopção das empresas.

Os desktops virtuais foram um tema quente em 2010 mas o crescimento não foi tão grande quanto os analistas ou fornecedores esperavam.

Em vez de padronizar os desktops virtuais e mover todos os seus utilizadores imediatamente para facilitar a migração para o Windows 7, a maioria das empresas adotou por um número crescente de “sabores” da tecnologia, mas apenas onde fazia mais sentido.

“Estamos vendo um monte de projetos táticos, mas não um monte de projetos estratégicos”, diz o analista da IDC, Ian Song.

Isso não quer dizer que não tenha havido um grande crescimento ou adoção até das versões DAAS. Mas 2010 não foi uma onda, diz Song.

As duas principais razões, segundo ele, foram a complexidade e o ROI comparativamente baixo da virtualização de desktops em relação aos servidores virtuais. Outro foi o crescente foco – até dentro das empresas – dos tablets, smartphones e outros dispositivos não-PC que têm de ser virtualizados para se tornarem seguros, confiáveis para clientes de aplicações empresariais.

“Esperamos ouvir muito sobre isso da Citrix e da VMware e de um conjunto de operadoras de telecomunicações” este ano, diz Song. E “vai ser grande”.

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Como arrumar o Windows quando ele começa a travar


Vários fatores podem fazer seu computador travar, aprenda a identificá-los e a resolvê-los sem apelar para medidas drásticas.

Se o computador trava sem motivo aparente, um usuário
destreinado simplesmente espera ele voltar a responder ou o reinicia.

Isso resolve o problema momentaneamente, porém a tendência é que ele volte a acontecer. Em muitos casos não é preciso formatar o computador, às vezes basta desinstalar um programa ou fazer uma varredura com o antivírus para acabar com o incômodo.

O começo da investigação: software

O que você deve fazer quando seu PC travar pela primeira vez é pensar em quais as últimas alterações realizadas que poderiam ter causado o problema. Os exemplos mais comuns são: instalação de um programa, download de anexo, visita a uma página suspeita, troca de componentes do hardware e atualização de um software.

Pesquise

Antes de seguir para as dicas adiante, tente voltar seu sistema para um ponto de restauração anterior ao início da lentidão em seu computador. Se o problema não for resolvido, talvez seja interessante realizar o backup de arquivos importantes.

Programas sugeridos:

Memória RAM: não tenha medo de usar Ctrl + Alt + Del

Ao notar que seu computador está lento, pressione a combinação de teclas mais famosa do mundo: Ctrl + Alt + Del (ou o atalho alternativo, Ctrl + Shift + Esc). O Gerenciador de tarefas do Windows será aberto já exibindo a aba “Processos”. Tanto nela quanto na aba “Aplicativos” é possível identificar qual programa não está respondendo, bem como visualizar a porcentagem de uso do CPU, ver o quanto de memória RAM está sendo usado e quais programas mais a consomem.

Pentes

No caso de um software ter parado de responder, basta selecioná-lo e usar a opção “Finalizar processo” (ou “Finalizar Tarefa”) – não se preocupe, você não estragará seu PC fazendo isso, muito pelo contrário! Por outro lado, caso o uso de CPU esteja acima de 80%, procure o processo que estiver usando a maior quantidade de memória e o finalize para, provavelmente, resolver o problema.

Disco rígido cheio

Uma razão comum para a lentidão de um computador é o excesso de arquivos no HD. Ou seja, você baixou arquivos demais, lotou todo o espaço do disco rígido e agora seu computador está sofrendo para realizar as tarefas mais simples.

Imagine o seguinte: você anda mais rápido com as mãos livres ou carregando outra pessoa nas costas? Para resolver a lentidão, faça backup de seus arquivos para liberar espaço, ou então, tente desfragmentar o HD para amenizar o problema.

Programas sugeridos para desfragmentar o disco rígido:

HD

Programas

Com as informações obtidas pelo Gerenciador de tarefas e por meio de uma breve reflexão sobre os últimos programas instalados, você consegue saber os prováveis causadores da lentidão. Um software mal programado ou com instalador corrompido muitas vezes pode gerar o problema.

Para resolvê-lo, desinstale o programa e o reinstale em seguida – você também pode usar a ferramenta “Repair” disponível no próprio instalador. Caso não haja mudança alguma, procure atualizar o software. Outra possibilidade de problema é o programa instalar um driver corrompido no sistema – ou você o desinstala ou o atualiza.

Se mesmo assim ele continuar a travar, talvez o problema seja de compatibilidade do programa com a versão do seu Windows. Nesse caso, procure o instalador dele voltado especialmente para a versão do SO instalada em seu PC. O problema ainda persiste? Considere a opção de rodá-lo via máquina virtual ou fazer dual boot em seu computador (ter dois SOs instalados).

Contudo, se mesmo fazendo tudo isso o problema continuar, ainda há uma possibilidade a explorar: alterar quantidade de programas e serviços que são ativados quando o Windows é inicializado.

Programas sugeridos:

Vírus, malwares e problemas de registro

Um usuário iniciante tem a tendência de achar que todo problema em seu computador é causado por vírus, porém nem sempre isso é verdade. Em todo caso, se você já passou por todas as etapas acima e nada resolveu a lentidão, faça uma varredura com um antivírus para identificar qualquer malware que possa ter invadido seu computador.

Proteção em primeiro lugar

Antes disso, no entanto, tenha certeza de que somente um antivírus está instalado: quando seu PC possui dois ou mais, eles entram em conflito porque um entende o comportamento do outro como sendo um vírus agindo. Assim, um tenta anular o outro, o que consome muita memória e, com certeza, deixa seu computador devagar.

Outra possibilidade de vagareza no sistema é a existência de registros corrompidos de programas. Os registros servem para identificar onde todas as funções de determinado programa estão localizadas, logo, se ele está preenchido erroneamente, o resultado é a lentidão, pois o sistema precisará procurar pelo HD inteiro onde estão os arquivos desejados.

Para acabar com os registros errados ou consertá-los, basta usar a opção presente em muitos programas limpadores de arquivos. Dessa forma, além de você consertar os registros, também desfragmenta o disco rígido e se livra de arquivos inúteis do sistema.

Programas sugeridos:

Pente fino: hora de verificar o hardware

Acima estão listadas as principais causas de lentidão em um computador resultantes de problemas relacionados ao software da máquina. Depois de explorar todas as possibilidades e não encontrar nada, não resta opção senão investigar dentro do computador.

Sintomas internos

Importante: sempre desligue o computador quando for mexer nos componentes internos. Além disso, caso não saiba como manusear suas peças, leia os artigos sobre manutenção de computadores.

Superaquecimento e sujeira

Quando seu computador esquenta demais o resultado é a lentidão. Os motivos podem ser vários: a pasta térmica no processador precisa ser trocada, o cooler não gira mais – portanto, não resfria o que deveria –, alguma peça está mal encaixada ou o excesso absurdo de sujeira dentro do gabinete atrapalha o funcionamento de alguns componentes.

A falta de manutenção preventiva em seu computador inevitavelmente faz muita sujeira ser acumulada dentro dele. O problema mais comum que isso causa é o travamento do cooler, fazendo-o parar de girar. Além disso, imagine que a sujeira sobre os componentes fosse como um “casaco” – o problema é que eles estão na “praia” sob um sol de 40 graus ao meio-dia!

Em chamas

Artigos sugeridos:

Computador obsoleto

Um computador antigo não é capaz de rodar aplicativos que exijam além das suas capacidades. Isto é, caso seu computador esteja lento, talvez esteja na hora de fazer um upgrade nele: colocar mais memória RAM, trocar o processador, aumentar o espaço do HD, atualizar a placa de vídeo... Em outras palavras: é mais fácil trocar o computador se o número de melhorias necessárias for alto demais, ou então, instalar somente programas que ele seja capaz de rodar.

Antigo

Tela azul da morte

A partir do Windows XP a famosa e temida “Tela azul da morte” se tornou cada vez menos comum. Ela serve principalmente para identificar problemas de compatibilidade de hardware. Portanto, se você sempre encontra a tela azul, provavelmente é preciso trocar alguma peça de hardware ou atualizar o driver com problema.

De novo não

O último recurso

Se depois de tudo isso você ainda não conseguiu acabar com a lentidão do Windows, ainda restam algumas opções: reparar o SO, reinstalá-lo ou, como última opção, formatar o computador. Nas duas primeiras, basta inserir o CD de instalação do Windows e selecionar a opção desejada. Tome cuidado para não escolher a opção errada e formatar o PC! Portanto, por via das dúvidas, faça um backup antes disso.

Fonte: Baixaki

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SanDisk anuncia o primeiro cartão CompactFlash de 128GB

Novo cartão da SanDisk é o primeiro do mundo a oferecer 128 GB de espaço com velocidade de escrita de até 100 MB/s.

A SanDisk revelou durante a CES o novo produto que vai lançar para o segmento de cartões de memória. Trate-se do SanDisk Extreme Pro CompactFlash, o qual é o primeiro do mundo a contar com 128 GB de espaço e alta velocidade. Este cartão conta com interface UDMA-7, que possibilita gravações com velocidade de 100 MB/s.

Segundo informações divulgadas em documento oficial, o novo cartão da SanDisk é ideal para filmadoras que necessitam de muito espaço para vídeos com qualidade Full HD. As especificações do produto indicam velocidade estável de 20 MB/s para escrita, suficiente para manter a taxa de 50 Mbps em vídeos com resolução de 1920 x 1080 pixels.

O cartão de memória SanDisk Extreme Pro CompactFlash estará disponível para pré-venda no site oficial ainda no primeiro trimestre de 2011. O preço sugerido de venda é US$ 1.499,99. Não há informações se o produto será comercializado no Brasil, mas como sempre há a possibilidade de importação.

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NVIDIA ARM: Projeto Denver é revelado na CES 2011

Dispositivo de alta performance com arquitetura ARM integra, em um mesmo chip, processador e placa de vídeo.

A NVIDIA, até o presente momento, é uma das empresas que mais apresentaram novidades durante a CES 2011. Superphones, tablets de alta performance e aposta no desenvolvimento da cloud computing foram apenas algumas das novidades trazidas pela companhia em sua conferência.

Entretanto, a NVIDIA deixou para o final do evento a revelação de um projeto conhecido até então apenas como Denver. Na verdade, trata-se de um codinome para a arquitetura ARM de processadores que a empresa planeja colocar no mercado ainda em 2011.

O principal diferencial fica por conta da possibilidade de integrar em um mesmo chip processador e placa de vídeo, eliminando assim a necessidade de uma placa adicional mesmo em computadores com configurações voltadas para a alta performance.

Embora as primeiras aplicações dessa integração indiquem que ela será utilizada em larga escala no futuro em dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, nada impede também que ela se torne uma tendência em desktops.

A nova linha deve ainda encontrar um concorrente direto no mercado. A Intel anunciou também na CES 2011 o lançamento dos processadores Sandy Bridge, baseados na microarquitetura de 32nm da empresa.

O dispositivo da NVIDIA deverá encontrar um amplo mercado entre as grandes empresas. Apple, Google e Microsoft são apenas algumas das companhias com as quais a NVIDIA negocia e todas já sinalizaram interesse em desenvolver aplicações que explorem a arquitetura ARM.

“O projeto Denver liberta PCs, estações de trabalho e servidores da hegemonia e ineficiência da arquitetura x86. Por muitos anos, desenvolvedores da área de computação de alta performance tiveram poucas escolhas graças a essa arquitetura”, destacou Bill Dally, VP de Pesquisa da NVIDIA.

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Em um mês, quatro brechas graves no Windows e IE são reveladas


Problemas já podem ser explorados.
Próximo pacote de correções é no dia 11.


No dia 14 de dezembro, uma brecha sem correção no Internet Explorer foi revelada publicamente na web, permitindo que criminosos instalem vírus no PC de qualquer internauta que visitar um site infectado, sem que os usuários confirmem o download.

Outra falha foi revelada no dia 23 de dezembro, e outras duas esta semana. Duas vulnerabilidades estão diretamente no navegador; outra está no Windows e, a última, em um componente adicional, que deixa o IE vulnerável.

O problema mais grave foi o revelado dia 14. A falha existe em todas as versões do Internet Explorer com suporte (desde a versão 6, nos Windows XP, Vista e 7). A falha está no próprio navegador. A Microsoft recomenda o uso da ferramenta EMET para impedir que a vulnerabilidade seja explorada.

Outra falha grave está presente no componente de processamento gráfico do Windows, o GDI. Segundo a Microsoft, a falha não pode ser explorada por páginas de internet, mas pode ser explorada por e-mail com arquivos .doc ou PowerPoint anexados, por exemplo. A vulnerabilidade não existe nos Windows 7 e 2008 Server R2.

Uma das brechas só funciona caso o Kit administrativo do WMI esteja instalado no computador. A maioria dos usuários não deve estar vulnerável.

Confira, na tabela abaixo, as falhas graves no Internet Explorer e no Windows.

Revelação Código Malicioso Software Revelado por
14/12/2010 23/12/2010 IE 6, 7, 8 WooYun.org
15/12/2010 23/12/2010 Windows XP/Vista Moti e Xu Hao
23/12/2010 4/1/2011 Windows com Kit WMI WooYun.org
1/1/2011 5/1/2011 IE 6, 7, 8 Michael Zalewski

Falha é divulgada por pesquisador do Google
A brecha mais recente foi divulgada indiretamente por um pesquisador do Google. Michael Zalewski criou uma ferramenta genérica para a identificação de falhas em navegadores de internet, chamada cross_fuzz. Em julho, ele alertou a Microsoft para possíveis problemas no navegador da empresa. A companhia pediu que Zalewski não lançasse a ferramenta por um prazo “indefinido”.

O pesquisador afirma que a empresa não informou quando a falha seria corrigida e, por isso, lançou a ferramenta mesmo assim. Brechas graves similares no Firefox e no Opera foram encontradas e os desenvolvedores corrigiram as mais sérias, segundo o especialista.

É a terceira vez que um pesquisador do Google divulga uma falha em um produto da Microsoft, embora tenham feito isso como indivíduos, e não como funcionários da gigante de buscas. Junto de Zalewski estiveram Tavis Ormandy e Chris Evans.

Brechas sem correção
Falhas sem correção são chamadas de falhas “dia zero”. O número zero é uma referência a quantos dias um código malicioso está disponível após o lançamento de uma solução. Um código malicioso que é disponibilizado no mesmo dia em que uma correção saiu é “dia um”. O zero indica que foi lançado antes da correção, ou seja, antes do dia um.

A empresa de segurança Vupen mantém uma lista de brechas não corrigidas pela Microsoft. Porém, as quatro divulgadas no IE e no Windows permitem a instalação de vírus (“execução de código”, no jargão técnico) e, por isso, são críticas.

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Desktop tudo em um da Lenovo tem tela, câmera e óculos 3D


Novidade foi apresentada nesta quinta-feira (6) na CES 2011.
Modelo tem tecnologia '3D Vision' da Nvidia e resolução de 1920 x 1080.

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Google Docs agora também toca vídeos


Além de PDFs, planilhas e documentos, serviço do Google também permite ver vídeos armazenados na pasta do usuário sem fazer o download
O Google Docs agora também toca vídeos. O anúncio pode parecer inusitado, mas é mais um passo do Google no sentido de dispor todos os documentos do usuário online. Atualmente, o usuário pode enviar qualquer tipo de arquivo para sua pasta no Google Docs, mas somente alguns formatos podem ser vistos e editados.Ao contrário do YouTube, o arquivo enviado permanece intacto no servidor, o que permite ao dono distribuí-lo ou mesmo recuperá-lo por download sem perda de qualidade. Os tipos de arquivo que o Google Docs reproduz são os mesmos que o YouTube pode processar, até porque o sistema usa o mesmo “player”. Porém, vídeos colocados no ar desta maneira não ficam disponíveis no portal de vídeos do Google e podem ser compartilhados – ou não – da mesma maneira que documentos de texto e planilhas.

Já o vídeo que é transmitido pela internet, sem precisar fazer o download como no YouTube, sofre compressão e por isso é preciso esperar um pouco pelo seu processamento. O arquivo deve ter uma resolução de no máximo 1920×1080 pixels e ocupar até 1GB de espaço, segundo a documentação oficial do serviço.
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Concurso da FCC estimula criação de aplicativos para monitorar neutralidade da rede


Programa deve ser capaz de identificar provedores que discriminam acesso a sites ou uso de determinados serviços
A agência americana de telecomunicações, a FCC, abriu um concurso para estimular a criação de aplicativos capazes de detectar quem infringe as regras de neutralidade na rede. Isso ajudaria na investigação de provedores de acesso que bloqueiam ou prejudicam a transmissão de determinados conteúdos.A neutralidade na rede tem sido fortemente debatida nos EUA: de um lado, provedores de acesso querem poder controlar o que passa por suas redes, restringindo acesso a determinados sites, bloqueando serviços por voz por IP ou cobrando empresas em troca de acesso mais rápido a seus sites. Os consumidores são contra essas medidas e a agência americana recentemente propôs regras que evitariam a discriminação de conteúdo pelos provedores de internet.

Mas se perceber quando um site foi bloqueado é relativamente simples, identificar quando os dados são somente atrasados ou se recebem baixa prioridade na transmissão é bem mais complicado. Por isso, a agência abriu um concurso que premiará o melhor programa que detecte este tipo de discriminação por parte dos provedores.

“O concurso é para usar a internet aberta afim de proteger a internet aberta”, diz Julius Genachowski, presidente do FCC à Ars Technica. O prêmio ao programador campeão é módico, porém: uma visita à sede do FCC em Washington, com tudo pago, e publicidade no site da agência. O regulamento pode ser visto no site oficial.
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Amazon abre Android App Store para desenvolvedores


A Amazon espera concorrer de forma direta com o Android Market, da gigante Google, oferecendo uma melhor experiência para o usuário, baseada em seus anos de prática de vendas na internet
O Google que se cuide, porque a Amazon não está de brincadeira. A empresa liberou na última quarta-feira o acesso para desenvolvedores em um portal para venda de aplicativos para o sistema operacional Android.A App Store da Amazon será uma concorrente direta da Android Market, da Google, e pretende oferecer uma experiência de compra muito melhor, baseada nos anos de prática da empresa em vendas online. Segundo o blog Digits do The Wall Street Journal, a Amazon oferecerá maiores informações sobre os aplicativos, com resenhas e a inclusão de imagens ilimitadas e sequências de vídeos que possam elucidar melhor a utilidade do mesmo, além de facilitar a navegação por meio de categorias e de sugestões de compra.

Outra diretriz diferenciada da Amazon será a aprovação dos aplicativos, que só serão disponibilizados na App Store depois de passarem por uma bateria de testes, que verificarão se o produto realmente cumpre com o que promete em sua descrição e se ele não compromete a integridade do aparelho do usuário ou a sua privacidade, ressalta o site Good Gear Guide.

A princípio o site está disponível apenas para desenvolvedores de software que tenham interesse em disponibilizar o seu aplicativo na Amazon App Store. Como o site ainda está em fase de testes, os interessados serão liberados do pagamento da taxa anual de US$ 99, valor quatro vezes maior do que o requerido uma única vez pela Google, de acordo com o site MacWorld.

A expectativa da Amazon é que, com uma melhor experiência de compra, os usuários adquiram mais aplicativos, o que pode facilmente se tornar lucrativo para os desenvolvedores de software, que embolsam 70% do valor de venda dos apps.

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