terça-feira, 19 de julho de 2011

Anonymous é banido do Google+ e decide criar sua própria rede social


Para hackers, "isso é o que acontece quando você caminha de acordo com uma batida diferente do tambor"; retaliação à Google também está prevista.

O grupo hacker Anonymous afirmou a criação de uma rede social própria, que não será "desligada, censurada ou oprimida". Pela declaração publicada em blog do Tumblr, a decisão parece ter sido motivada pela decisão da Google de banir o grupo de sua nova rede Google+.

Segundo aviso da Google recebido pelo grupo e também publicado no Tumblr, alguns dos posts do "Your Anon News" "violavam nossos padrões para a comunidade". Em blog no Tumblr, o grupo reconhece ter sido banido do Google+ por causa do conteúdo postado, mas ressalta que não sabia da extensão desse banimento.

"Isso é o que acontece na Internet quando você caminha de acordo com uma batida diferente do tambor", afirma o grupo, no blog.

"Nós todos já ouvimos histórias de ativistas sendo banidos do Facebook, Twitter, YouTube, e de governos que bloqueiam seus cidadãos nesses sites (...). Esses dias vão chegar a um fim. Não apenas um grupo organizado de pessoas decidiu por uma operação contra o Google+, como nós começamos a construir nossa própria rede social."

"O tempo das ovelhas acabou. As Interwebz não são mais sua prisão", declarou o grupo.

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Karim Rashid cria netbooks de alto desempenho

Novo Eee Pc tem visual exclusivo e superfeminino.


(Fonte da imagem: ASUS/Divulgação)

Projetado para oferecer o maior conforto e estilo às suas futuras proprietárias, o netbook Eee PC 1080P da Asus tem um toque especial: todo o seu exterior foi criado pelo designer Karim Rashid. Pequeno, o computador tem tela de 10.1 polegadas e é perfeito para ser carregado em qualquer bolsa sempre que você precisar.
O netbook está disponível em duas cores: hot pink e o matte coffee brown. No caso do hot pink, o que chama atenção é a cor vibrante e o acabamento cuidadoso que o brilho oferece. O contraste com o interior preto do computador tem um toque especial: a assinatura de Karim Rashid.
Já o exterior do matte coffee brown é opaco, como já era de se esperar pelo próprio nome do acabamento. Conforme o ângulo, a luz refletida dá a impressão de que o netbook tem nuances douradas no seu exterior. Além de toda essa experiência visual com as cores, o Eee PC da Asus também foi feito para agradar as suas mãos. O teclado e o corpo interno do computador foram feitos para oferecer o máximo de conforto.
Apesar de custar um pouco mais do que os netbooks comuns – 1.799 reais – este modelo tem tudo para ser um dos maiores itens fashionistas de quem não abre mão de aparelho fácil de usar e carregar!

Projetado para oferecer o maior conforto e estilo às suas futuras proprietárias, o netbook Eee PC 1080P da Asus tem um toque especial: todo o seu exterior foi criado pelo designer Karim Rashid. Pequeno, o computador tem tela de 10.1 polegadas e é perfeito para ser carregado em qualquer bolsa sempre que você precisar.

O netbook está disponível em duas cores: hot pink e o matte coffee brown. No caso do hot pink, o que chama atenção é a cor vibrante e o acabamento cuidadoso que o brilho oferece. O contraste com o interior preto do computador tem um toque especial: a assinatura de Karim Rashid.

Já o exterior do matte coffee brown é opaco, como já era de se esperar pelo próprio nome do acabamento. Conforme o ângulo, a luz refletida dá a impressão de que o netbook tem nuances douradas no seu exterior. Além de toda essa experiência visual com as cores, o Eee PC da Asus também foi feito para agradar as suas mãos. O teclado e o corpo interno do computador foram feitos para oferecer o máximo de conforto.

Apesar de custar um pouco mais do que os netbooks comuns – 1.799 reais – este modelo tem tudo para ser um dos maiores itens fashionistas de quem não abre mão de aparelho fácil de usar e carregar!



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Notebook com duas telas de 17 polegadas chega por US$ 2.395


A empresa gScreen lançou um notebook com duas telas de 17 polegadas que permite ao usuário trabalhar com dois monitores lado a lado, simultaneamente. A segunda tela do 'SpaceBook' desliza e transforma o aparelho em um notebook de duas telas. O aparelho, de 4,5 quilos, também pode ser utilizado na forma tradicional, com apenas um monitor (Foto: Divulgação)
A empresa gScreen lançou um notebook com duas telas de 17 polegadas que permite ao usuário trabalhar com dois monitores lado a lado. A segunda tela do “SpaceBook” desliza e transforma o aparelho em um notebook de duas telas. O aparelho, de 4,5 quilos, também pode ser utilizado da forma tradicional. (Foto: Divulgação)
O notebook permite que o usuário mantenha um arquivo aberto em uma tela enquanto na outra ele escaneia fotos. Permite, também, assistir a um filme em um monitor enquanto no outro ele escreve um e-mail. O modelo com processador Intel Core i5-560M e 4GB de memória RAM custa US$ 2.395. A versão mais completa, com processador Intel Core i7-740QM e 8GB de memória RAM sai por US$ 2.795. (Foto: Divulgação)
O notebook permite que o usuário mantenha um arquivo aberto em uma tela enquanto na outra ele escaneia fotos. Permite, também, assistir a um filme em um monitor enquanto no outro ele escreve um e-mail. O modelo com 4GB de memória RAM custa US$ 2.395. A versão mais completa, com 8GB sai por US$ 2.795
(Foto: Divulgação)
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Mozilla propõe novo modelo de 'senha universal' com dois cliques


BrowserID procura ser alternativa ao OpenID e Facebook Connect.
Modelo promete privacidade e acesso rápido, mas tem limitações.

A Mozilla está testando o BrowserID, um novo modelo de “senha universal” – ou seja, uma senha que você pode usar em vários sites sem precisar se cadastrar em cada página separadamente. Nesse modelo, o usuário cede apenas um e-mail e uma senha. Sites que usam esse modelo podem fazer o login do usuário com apenas dois cliques – uma na página e um de confirmação do login. O modelo é uma alternativa ao OpenID – outro login universal. O detalhe é que você provavelmente já tem um OpenID, o que torna a universalidade da Mozilla “menos universal”.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Uma das vantagens do BrowserID, da Mozilla, está na facilidade de uso, tanto pelos usuários como desenvolvedores de sites (Foto: Reprodução)
Uma das vantagens do BrowserID, da Mozilla, está na facilidade de uso, tanto pelos usuários como desenvolvedores de sites
(Foto: Reprodução)

Os dois maiores provedores de senhas universais atualmente são o OpenID e o Facebook Connect, que permite logins com seu usuário do Facebook. Se você nunca ouviu falar no OpenID, talvez conheça o Google, o Yahoo, o MySpace, a AOL e o WordPress.com. Contas em qualquer um desses provedores de serviços podem ser usadas como logins do OpenID, desde que da forma correta. Por exemplo, o WordPress.com usa como login o endereço do blog cadastrado, o Google usa o endereço do Google Profile, e o Yahoo pode ser usado em interface separada ou com o endereço da galeria do Flickr.

Já o BrowserID da Mozilla sempre utiliza um endereço de e-mail como nome de usuário. Isso significa que os sites acessados terão acesso a essa informação. Para a Mozilla, o endereço de e-mail validado é importante para que sempre exista uma possibilidade de comunicação. Além disso, as pessoas estão acostumadas a utilizarem “identidades” no endereço de e-mail – um e-mail, pessoal, um para trabalho e assim por diante.

É claro que também existem limitações. Embora ainda seja apenas um experimento, o BrowserID não traz nenhuma informação sobre o usuário como endereço físico e a idade. Isso significa que sites que precisam dessas informações não terão muita utilidade para o BrowserID – o usuário terá de cadastrar essas informações separadamente em cada site que for usar. A única informação que será dispensada é a senha.

Mesmo com o apoio de grandes provedores de internet, a reutilização de logins do OpenID ainda não faz parte da rotina da maioria dos internautas (Foto: Reprodução)
Mesmo com o apoio de grandes provedores de internet, a reutilização de logins do OpenID ainda não faz parte da rotina da maioria dos internautas
(Foto: Reprodução)

Outro problema é que o endereço de e-mail até pode ser válido – porque o BrowserID valida o e-mail antes de completar o cadastro –, mas isso não impede o endereço de ser genérico ou falso, criando uma falsa impressão para o site que aceitar essa plataforma. Será necessário criar mecanismos para rejeitar provedores de e-mail de modo a evitar contas fantasmas.

O OpenID hoje sofre do mesmo problema – e pior ainda, porque alguns OpenIDs não podem sequer fornecer o e-mail, como o BrowserID o faz, e apenas um nome de usuário que, em muitos casos, não diz nada sobre o internauta.

O BrowserID ganha em conveniência: basta dar um clique para fazer o login e outro para confirmar – você estará imediatamente logado. A Mozilla criou o site My Favorite Beer para demonstrar o BrowserID gravando o nome da cerveja favorita do internauta.

Um cadastro é mais do que um usuário e uma senha – é todo o conjunto de informações que o site precisa para prestar serviços ao internauta (Foto: Reprodução)
Um cadastro é mais do que um usuário e uma senha – é todo o conjunto de informações que o site precisa para prestar serviços ao internauta
(Foto: Reprodução)

Plano dos EUA
Tanto o BrowserID como o OpenID são muito menos ambiciosos que o plano de identidade dos EUA, que prevê um protocolo que deve permitir o acesso sem senha e, ainda assim, garantindo que mais informações estejam acessíveis para os sites, reduzindo a necessidade do preenchimento de qualquer informação de cadastro. Ou seja, uma loja on-line não terá de pedir seu endereço, você apenas precisa autorizá-la a ter acesso a essa informação.

O plano dos EUA pretende atingir esse objetivo sem sacrificar a privacidade do internauta, semelhante ao BrowserID, e quer permitir a existência de diversos provedores de identidade, cada um deles fornecendo informações diferentes – como é o caso do OpenID. Tudo isso sem um ponto central de falha ou controle do governo.

Por outro lado, o BrowserID e o OpenID são reais, enquanto plano norte-americano ainda é apenas um conjunto de ideias que ainda nem se sabe ao certo como serão realizadas na prática. Isso não significa que o BrowserID e o OpenID sejam úteis – muitos usuários ainda não usam essas plataformas e os sites que mais dependem de cadastros de usuários, como lojas on-line, provavelmente não vão querer adotá-los, já que terão de criar um cadastro próprio para o consumidor com as informações que necessitam.

É por esse motivo que muitos usuários estão usando mais o Facebook Connect do que o OpenID, apesar deste último ter sido criado em 2005. O Facebook consegue fornecer uma série básica de informações sobre seus usuários e os sites que o utilizarem sabem que podem contar com isso. No OpenID, não fica claro quais informações estarão disponíveis para o site.

O único modelo que realmente resolve esses problemas é o americano, mas ele ainda está muito longe de se transformar em realidade. Por enquanto é bom continuar tomando cuidado com suas várias senhas e até anotando-as em lugar seguro para não esquecer. É bem provável que elas ainda ficarão conosco por algum tempo e que a rotina de preencher formulários de cadastro não vai desaparecer.
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Assuntos do dia no Twitter - terça-feira, 19/7/2011

Estes são os principais assuntos que entraram na lista de "Trending Topics" da rede social de microblog Twitter nesta terça-feira, 19 de julho de 2011. O Twitter mede os assuntos do dia em todo o mundo e também entre os usuários do Brasil e de duas cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro.

Header Trending Topics Brasil V3 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Trending Topics no Brasil às 12h09 (Foto: Reprodução)
Trending Topics no Brasil às 12h09 (Foto: Reprodução)

#roquesanteiro: internautas relembram a novela "Roque Santeiro", que começou a ser reprisada na madrugada desta terça-feira (19) no Canal Viva.

Small Club Corinthians Paulista: torcedores seguem ironizando o Corinthians, descrito como pequeno time paulista em blog da CNN. Tópico relacionado: #tolimabiggerthancorinthians.

SaudadeRestart: fãs do grupo se dizem saudosos porque os ídolos iniciam uma excursão pela Argentina nesta terça-feira (19).

#motoqueirofantasma: filme foi exibido na segunda-feira (18) na "Tela Quente", da TV Globo.

EMCHOQUE: tag que promove o primeiro single do próximo álbum da banda CINE. A faixa será lançada nesta terça-feira (19). O grupo também promete uma sessão de twitcam para falar sobre as novidades do próximo trabalho.

FNM: sigla para Faith No More, banda americana anunciada nesta terça-feira (19) como uma das atrações do SWU, festival que acontece em novembro em Paulínia, SP.

Beastie Boys: grupo lançou nesta terça-feira (19) o clipe da música "Don't Play No Game That I Can't Win", dirigido pelo cineasta Spike Jonze.

Os trending topics do Brasil foram mensurados às 12h09.

Header Trending Topics Mundo V3 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Trending Topics no Mundo, 12h32 (Foto: Reprodução)
Trending Topics no Mundo, 12h32 (Foto: Reprodução)

SaudadeRestart e EMCHOQUE estão entre os tópicos mais comentados.

#whendiditbecomecool (quando isso se tornou legal?): tag é usada para criticar coisas que se tornaram comuns, mas não tinham boa conotação antes, como “trocar de namorado como se troca de roupa”.

#whitepeoplehobbies (hobbies de pessoas brancas): internautas citam hobbies que seriam típicos de pessoas brancas.

#whentwitterwasdown (quando o Twitter estava fora do ar): usuários falam sobre o que fizeram quando o Twitter apresentou problemas na noite de segunda-feira (18).

Murdoch Snr: comentários sobre o magnata da mídia Rupert Murdoch, que pediu desculpas nesta terça-feira (19) por casos de grampos telefônicos do News of The World ao depor no Parlamento britânico.

Damn Twitter (maldito Twitter): internautas ainda reclamam de problemas apresentados pelo microblog na noite de segunda-feira (18).

Andrés Felipe Arias:
o ex-ministro colombiano Andrés Felipe Arias foi barrado do serviço público por 18 anos devido a uma investigação criminal. O político é acusado de desviar dinheiro público.

Philip Davies: o político britânico Philip Davies participa do comitê parlamentar que cuida do escândalo dos grampos.

Os trending topics do Mundo foram mensurados às 12h32.

Header Trending Topics Rio - VALE ESSE (Foto: Editoria de Arte/G1)
Trending Topics no Rio às 12h37  (Foto: Reprodução)
Trending Topics no Rio às 12h37 (Foto: Reprodução)

#roquesanteiro, #motoqueirofantasma e EMCHOQUE estão entre os tópicos mais comentados.

Nicolas Cage: tópico relacionado a #motoqueirofantasma. Ator é o astro do filme "Motoqueiro Fantasma", exibido na "Tela Quente", da TV Globo, na segunda-feira (18).

JAEL: atacante da Portuguesa está sendo contratado pelo Flamengo. Tópico relacionado: CRUEL.

#topfive: quadro do programa "CQC", exibido nesta segunda-feira (18) pela Band.

Assalto: tópico que mistura notícias variadas sobre assaltos, mas tem dois temas predominantes: o assalto a um hotel de luxo em Santa Teresa e a pré-estreia do filme "Assalto ao Banco Central", ambos na segunda-feira (18). Tópico relacionado: Banco Central (que reúne várias citações ao Banco Central, mas é centrado na pré-estreia do filme).

Os trending topics do Rio foram mensurados às 12h37.

Header Trending Topics São Paulo VALE ESSE (Foto: Editoria de Arte/G1)
Trending Topics em SP às 12h51  (Foto: Reprodução)
Trending Topics em SP às 12h51 (Foto: Reprodução)
Small Club Corinthians Paulista, #tolimabiggerthancorinthians, #roquesanteiro, EMCHOQUE e Beastie Boys estão entre os tópicos mais comentados.

Motoqueiro Fantasma: tópico semelhante a #motoqueirofantasma, sobre o filme exibido na segunda-feira (18) na "Tela Quente", da TV Globo.

Jael: relacionado a JAEL sobre atacante da Portuguesa que está se transferindo para o Flamengo.

#afazenda: reality show da TV Record que estreia nova edição hoje.

Top Five: reúne várias listas, mas teria origem no quadro de mesmo nome do CQC, da Band.
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Google lança g.co, novo encurtador de URLs exclusivo para serviços do grupo


O Google entrou na moda dos encurtadores de URL. Há um tempo, em 2009, lançou o goo.gl e youtu.be (este só para o YouTube).

O goo.gl era restrito no começo, mas pouco depois foi aberto ao público. Resultado: qualquer um pode criar uma URL encurtada com o goo.gl. Apesar de aceitar denúncias e desativar links maliciosos, o Google efetivamente perdeu o controle sobre o que é encurtado por ele. Deve ter se arrependido em partes. Então agora criou o g.co. Bem mais curto e fácil de lembrar.

Dessa vez o g.co é de uso exclusivo dos serviços e páginas da empresa, o que tende a passar a ideia de confiança ao ver um g.co em algum site por aí.

Segundo alguns jornais o g.co foi comprado por um milhão e meio de dólares. O domínio pertencia à .CO Internet SAS. A "extensão" .co é da Colômbia.

Os encurtadores de URL não são tão novos, o TinyURL existe desde 2002, muito antes de qualquer coisa parecida com o Twitter. Um dos objetivos era facilitar a linkagem de URLs longas em listas de discussão, que quase sempre quebram o visual de alguns leitores de e-mail e navegadores (ou pelo menos quebravam, na época) e são chatas. Fora isso lembro de um programa de rádio que vivia usando o serviço para passar URLs pelo rádio: o Plug 700 (depois Plug Eldorado), dos professores de física Tarcísio de Carvalho e Pierluigi Piazzi (era um programa de computação/informática para iniciantes). Mesmo que a URL fosse fácil de falar normalmente era ru‎im anotar ouvindo pelo rádio, então os links curtos quebravam um galho. São difícies de decorar, mas rápidos para digitar e anotar num papel qualquer. Em 2008, 2009 começaram a surgir "milhares" de serviços parecidos entrando na moda do Twitter, alguns surgiram apenas para tentar ganhar dinheiro com o boom, outros traziam recursos realmente úteis. O TinyURL segue firme e forte, mas já não é tão mais usado.

O problema dos encurtadores é que, em teoria, a internet fica mais lenta - na prática também, mas na prática mesmo é pouca coisa para se preocupar. Em geral vale mais considerar o delay dos DNS, servidores e responsabilidade do serviço (uptime de 99% para cima é essencial para links importantes). A maioria dos usuários não perecebe um atraso causado por um redirecionamento 301 com um servidor rápido. Nesse sentido o goo.gl ganhou bastante confiança por ser do império Google, o que melhorou ainda mais com uma API, permitindo a integração com serviços diversos, como extensões para navegadores.

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Microsoft oferece recompensa para prender spammers

A Microsoft está oferecendo uma recompensa no valor de US$ 250 mil para quem colaborar com informações que ajudem a justiça a encontrar e condenar os membros responsáveis pelo grupo Rustock, um dos maiores botnet spammers do mundo.O anúncio da nova estratégia para conseguir informações sobre os membros do grupo vem quatro meses depois que a empresa iniciou uma forte campanha para acabar com as ações do Rustock que, em seu auge, chegaram a infectar dois milhões de computadores e enviar em torno de 30 bilhões de mensagens por dia.

A Microsoft afirma que além de enviar spams, o Rustock também oferecia descontos em produtos farmacêuticos que, em muitos casos, eram falsos e ilegais, causando sérios danos às pessoas que usaram esses medicamentos.

No blog oficial da empresa, o representante da Microsoft para Crimes Digitais, Richard Boscovich, afirmou que a recompensa pelas informações irá ajudar a empresa e a justiça no reconhecimento dos responsáveis por diversos crimes e que os responsáveis devem ser punidos por seus crimes.
Boscovich afirma que, depois da ação ocorrida em março deste ano, ainda existem algumas centenas de computadores que estão infectados e precisam ser limpos. Acredita-se também que depois de quatro meses do desmonte do grupo, houve uma redução de 39% no número de spams espalhados pelo mundo inteiro.
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