quarta-feira, 24 de março de 2010

Isso ja pode???nem sei hemmmmmmm 'sem fotos'

Partidos com maiores chances de vencer eleições presidenciais, segundo pesquisas, investem em instrução e mobilização de correligionários online.

Oficialmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só permite que campanha eleitoral de candidatos aos cargos nos Governos Estaduais, Senado e Presidência comece no dia 6 de julho.

Ainda assim, os dois partidos com maiores chances de verem seus candidatos ganhar a eleição presidencial em outubro, sungundo os instuitutos de pesquisa, até o momento, adotaram estratégia semelhante para mobilizar suas bases de apoiadores antes do prazo determinado pelo TSE.

Tanto o Partido dos Trabalhadores (PT) como o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) apostam em iniciativas com conteúdos didáticos que tirem dúvidas técnicas e instruam a mobilização dos correligionários em redes sociais e serviços online.

Segundo pesquisa do instituto DataFolha divulgada em fevereiro, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), acumula 28% das intenções de votos, enquanto o governador José Serra (ainda não oficializado como candidato pelo PSDB) aparece com 32% das inteções de votos.

O PSDB é o mais adiantado: seu site, chamado Mobiliza PSDB, entrou no ar na primeira quinzena de março com tutoriais, para que eleitores expressam sua opinião política no Orkut, Facebook, Twitter e YouTube, mobilizem encontros físicos e ajudem a "neutralizar um boato mentiroso", segundo vídeo de apresentação do projeto.

"O TSE não proíbe partidos de se comunicarem com seus filiados, nem inibe a ação de qualquer pessoa para falar de suas preferências políticas, inclusive sobre candidatos. Eu posso mandar um e-mail para os meus amigos falando que vou votar no Serra por esta ou aquela razão", explica o membro-executivo do PSDB e responsável pela comunidade online, Eduardo Graeff.

Se, em um primeiro momento, o objetivo do site é oferecer instruções e conteúdos para a mobilização online, em médio prazo, o Mobiliza PSDB tem como foco "estimular o pessoal a ir buscar voto fora da internet", afirma ele.

Para tanto, o partido tem usado a comunidade para organizar encontros físicos em cidades espalhadas pelo Brasil em que até 50 jovens "podem aprender como fazer e debater política na internet".

Ainda que admita que a presença de apoiadores mais velhos não seria um problema, Graeff admite que "a grande maioria" dos presentes nas reuniões são jovens. O PSDB Tucano Jovem, braço do partido voltado a eleitores entre 16 e 32 anos, tem participação constante no projeto, afirma ele.

Telemarketing do PT
Principal rival do PSDB na disputa da Presidência, o PT se mobiliza por um telemarketing onde apoiadores poderiam ligar para tirarem dúvidas técnicas sobre redes sociais e serviços online.

O deputado federal e secretário de comunicação nacional do PT, André Vargas (PT-PR), afirma que o partido quer"fidelizar e inserir nas redes sociais a militância".

O objetivo é muito parecido ao do Mobiliza PSDB: por meio de um canal alimentado pelos partidos, eleitores que não dominem as ferramentas podem aprender a fazer campanha pela internet ou promoverem eventos para atrair novos eleitores para este ou aquele candidato.

Inicialmente focado nos 500 mil associados que votaram nas eleições internas do partido, o telemarketing é uma ideia que será discutida em reunião dos secretários estaduais de comunicação no começo de abril, segundo o gabinete de Vargas. A partir daí, o partido pretende formalizar e estruturar o projeto.

Ainda que em estágios diferentes, os dois partidos têm a mesma preocupação em utilizarem as iniciativas como forma de aumentar a base de contatos que será reaproveitada durante a campanha eleitoral oficial.

Nas apresentações em que faz explicando o sucesso da atuação do candidato Barack Obama na internet, o cofundador da Blue State Digital, Ben Self, é claro: a espinha dorsal da campanha digital não eram as redes sociais, mas o banco de e-mails.

Os 68 milhões de e-mails ativos coletados pela campanha foram usados (e surtiram efeito) ao pedir novas arrecadações para o Partido Democrata baseados em gafes da então candidata a vice-presidente pelos Republicanos, Sarah Palin, conta Self, que trabalha junto ao marqueteiro do PT, João Santana, na campanha de Dilma.

PT e PSDB sabem da importância do mailing. Dicas e instruções serão passadas pelo telemarketing após um cadastro, que ajudará a aumentar o número de e-mails que o PT conseguirá atingir nas eleições.

O deputado petista afirma que, ainda que o projeto seja feito pelo partido e não tenha qualquer ligação com Santana, o mailing poderá ser reaproveitado na divulgação a partir de julho.

Graeff é mais direto com números: o PSDB já trabalha para ativar e manter registro das trocas de mensagens com os cerca de 150 mil contatos em seu mailing. O plano, diz ele, é aumentar o número. "A ideia básica é usar o e-mail para gerar tráfego para web e usar web para coletar endereços de e-mail", resume.

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