Venda de computadores no Brasil desacelera no primeiro semestre, diz IDC
A consultoria IDC reduziu sua expectativa de crescimento para a venda de computadores em 2012. Seguindo uma tendência global, o mercado brasileiro de computadores apresentou sinais de desaceleração no primeiro semestre deste ano, segundo dados da consultoria IDC. No período, o país registrou um total de vendas de 7,8 milhões de computadores, um avanço de 2% na comparação com igual período do ano passado.
Notebooks são maioria entre os computadores vendidos no Brasil, de acordo com estudo da IDC
O volume ficou abaixo das previsões realizadas
pela empresa no início do ano, quando a expectativa era de um
crescimento de 7% para o período. Ao mesmo tempo, a expansão foi bem
inferior ao índice apurado no primeiro semestre de 2011, quando as
vendas do setor cresceram 15% em relação a 2010.
Reforçando esse cenário, o Brasil reportou a
pior taxa de crescimento entre os países do BRIC. Com 37%, a Rússia
apresentou o maior salto no período, seguida pela Índia, com 9%, e
China, com 3%. Durante o primeiro semestre, os notebooks responderam por
55% das vendas. Na classificação da IDC, o segmento inclui ainda
netbooks, ultrabooks e ultrafinos. A categoria atingiu um crescimento de
15% em relação ao mesmo período de 2011.
Com 45% das vendas do mercado de computadores,
os micros de mesa (desktops) tiveram uma queda de 11% na mesma base de
comparação. "O usuário doméstico tende a preferir a portabilidade dos
notebooks e as empresas optam pela segurança dos desktops, que
representam metade do segmento corporativo durante o período", observou
Attila Belavary, analista do mercado de PCs da IDC Brasil.
A venda de PCs para usuários domésticos representou 67%
do volume comercializado no semestre. O segmento empresarial, por sua
vez, registrou uma fatia de 27%, enquanto as vendas para governo e
educação ficaram com 6% do total. "A variação cambial foi responsável
por reduzir o número de ofertas disponíveis no varejo e levou alguns
fabricantes a aumentarem seu preço final. Além disso, a competição com
outros dispositivos, como tablets e smartphones, fez com que os usuários
tivessem que priorizar seu investimento", afirmou Belavary.Mesmo diante de perspectivas positivas, como os lançamentos previstos para o segundo semestre e a chegada de equipamentos que rodam o Windows 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft, a IDC reduziu a expectativa de crescimento para o mercado brasileiro em 2012. No início do ano, essa previsão estava na casa de 13%. Em meio aos resultados obtidos até o momento e sob um contexto de instabilidade econômica, a nova projeção é de uma expansão de 8%.
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