Já disponível, Opera 15 traz recursos inspirados na mobilidade
O Opera 15 já está disponível para download, em versões para Windows e Mac. A mais recente versão deste amado navegador é a primeira baseada no Blink, um novo mecanismo (“engine”) de processamento e exibição de páginas que é usado no Google Chrome desde Abril, e que por sua vez é um derivado do Webkit, desenvolvido pela Apple e usado no Safari.O que há de novo?
O Opera 15 traz vários recursos que apareceram originalmente na versão mobile do Opera, e também alguns outros que são considerados clássicos. O “Modo Off-Road” (novo nome para o recurso antigamente conhecido como Turbo) usa os servidores da Opera para comprimir as páginas web antes de entregá-las ao navegador, permitindo que as páginas sejam carregadas mais rapidamente e oferecendo uma melhor experiência de navegação aos usuários em conexões lentas. O Discover, outro recurso que veio do mundo móvel, mostra uma lista de notícias selecionadas de acordo com sua localização e categorias de interesse como viagem, artes, negócios, esportes e tecnologia.
Stash, um novo jeito de organizar favoritos, com miniaturas
Um pouco de Opera, um pouco de Chrome
Embora o Opera 15 compartilhe parte de sua infraestrutura com o Chrome, ele ainda tem aparência e comportamento distintos. Usuários avançados irão notar que o Opera ainda tem suporte a gestos com o mouse para controlar a navegação, embora durante os meus testes no Windows 8 os gestos para restaurar e minimizar não tenham funcionado. Os gestos relacionados a links (como “Abrir em nova aba” e “Abrir em segundo plano”) também não funcionaram corretamente. E o M2, o cliente de e-mail que era integrado ao Opera, agora é um download separado.
Apesar de antiga tem o “jeitão” do velho Opera, definitivamente há alguns recursos com Chrome no Opera 15, como uma “Omnibar” que permite que você digite tanto endereços quanto termos de busca. As páginas de Downloads e Configurações também tem um gostinho de Chrome, mas a Opera adicionou alguns toques de seu próprio estilo a elas.
Primeiras impressões
Depois de passar um tempo com o Opera 15 constatei que ele é um software rápido e elegante, que deve agradar a todos os fãs do navegador. E o novo engine Blink pode ajudar a conquistar usuários que estão cansados do Chrome, Firefox, Safari ou IE e procuram algo novo, mas tinham medo de perder a compatibilidade com seus sites favoritos.
0 comentários:
Postar um comentário