Oscar Clarke: desafio é eliminar barreiras que dividem HP Brasil

O novo presidente da subsidiária brasileira disse também que vai trabalhar para que a empresa assuma rapidamente a liderança nas vendas de computadores no País.
Uma das primeiras metas do novo presidente da HP Brasil, Oscar Clarke, que assumiu o cargo em 3 de maio, é fazer com que as três grandes unidades de negócio em que a companhia está dividida hoje – IPG (Imaging and Printing Group), PSG (Personal Systems Group) e EB (Enterprise Business) – atuem de forma conjunta.
“As áreas operam quase como companhias independentes. Mas nada me tira da cabeça que se conseguimos trabalhar como um time, de forma coesa, vamos aumentar muito nosso potencial de negócio”, enfatizou Clarke, acrescentando: “Quero derrubar as paredes virtuais.”
De acordo com o executivo, que acumula também a posição de diretor-geral da divisão Enterprise Business da HP no País, a estratégia de fazer com que as unidades de negócio trabalhem de forma conjunta representa uma estratégia específica do Brasil. “E acho que podemos servir de exemplo para o resto do mundo”, projetou o executivo.
Sobre a estratégia para alcançar essa maior sinergia, Clarke disse que a mudança será operacional. Nesse sentido, ele ressaltou que dependerá da postura dos próprios profissionais da HP, os quais terão de trabalhar de forma casada nas oportunidades.
Liderança no mercado de PCs
Ainda em relação aos desafios, o novo presidente tem a meta de fazer com que a HP assuma a liderança no mercado de computadores no Brasil. “Estou ansioso para ter um plano de ação em curtíssimo prazo para reverter isso”, pontuou Clarke. “E quem está à nossa frente que se prepare”, brincou o executivo, fazendo uma referência à intenção de sair do segundo lugar e buscar a posição de líder no ranking de vendas de PCs no Brasil, ocupado hoje pela Positivo.
Entre os possíveis caminhos para aumentar a participação de mercado na área de computadores, o executivo citou a importância de criar linhas de produtos com baixo custo e facilidades de financiamento, com o intuito de atingir os consumidores interessados em comprar o primeiro computador.
Outra intenção da companhia é atuar com produtos voltados à educação. “Vamos entrar na licitação do Projeto do Governo de Um Computador Por Aluno”, avisou Clarke, ao citar que a HP está entre as empresas que devem participar da segunda etapa de licitação dos equipamentos, prevista para acontecer ainda em 2010.
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