Tumblr facilita a vida de quem quer ter uma página pessoal

Site facilita a vida de quem quer ter uma página pessoal
O Tumblr não é uma plataforma comum de blogs. Um tumblog - que é como a empresa se refere aos seus sites - nem é bem um blog. Apesar de parecer e funcionar como um, ele foi desenhado com um tipo específico em mente: o preguiçoso. David Karp, seu fundador, criou o conceito ao tentar facilitar a vida de gente como ele, que não gosta muito de escrever e que achava que perderia tempo demais para manter uma página pessoal.As ações mais comuns da sua comunidade de usuários foram estudadas pela equipe de programadores - dez pessoas em uma sala no Brooklyn, em Nova York, e não centenas enfurnadas em uma corporação no Vale do Silício - e as interações foram reduzidas a simples botões, justamente para que dessem pouquíssimo ou nenhum trabalho para quem quer blogar.Aprovou o conteúdo? "Heart it" clicando no ícone do coração, o "curtir" do Tumblr. Quer republicá-lo? Clique no botão "reblog", o retweet do Tumblr, e ele será transferido na hora para a sua página. Bastam alguns segundos para criar uma página, que parece mais profissional do que improvisada por causa dos temas de fundo cool e minimalistas, cuidadosamente escolhidos pela equipe de design.
Depois de iniciá-la, não demorará muito para que você comece a receber as reações da sua rede de contatos, que funciona como em uma rede social em que se segue e é seguido por causa do seu bom gosto, audiência ou reputação.
Adaptando-se aos pedidos da sua comunidade de usuários, o site começou a se tornar popular à medida que foi ficando cada vez mais simples. É como se o Wordpress ou Blogger, seus ancestrais, tivessem cruzado com uma rede social dinâmica como o Facebook e flertado com um serviço de rápida reprodução de informação como o Twitter.
Os tumblogs são rápidos e virais como o Twitpic, e não álbuns de família estáticos como se tornaram os dinossauros Flickr e Picasa. Ao contrário desses dois sites, em que fotógrafos amadores e profissionais sobem fotos próprias, não há direito autoral que restrinja o que entra no Tumblr - virtualmente, qualquer bizarrice ou imagem curiosa, produzida por qualquer um e em qualquer lugar, achada no randômico mundo da internet.
Os usuários sobem principalmente imagens nas suas páginas, mas a plataforma também permite que se inclua texto, frases, links, música, vídeos e até trechos de chat. Como os moderadores (ainda) são liberais com o conteúdo que entra nos servidores, ele pode pender para a escatologia do 4chan e frequentemente espalhar arquivos piratas, pornografia e todo tipo de conteúdo NSFW (sigla para a expressão em inglês "not safe for work", aquilo que pode causar constrangimento se for aberto no trabalho).
Karp diz que páginas do tipo são apenas 4% do total, mas esconde o número de cliques que o seu site já ganhou com elas - provavelmente, a maioria. Em fevereiro, o site teve 1 bilhão de page views, na frente de concorrentes como o seu clone Posterous e os habituais Wordpress e Blogger.
Tudo por causa da sua facilidade. Era essa instantaneidade que o autodidata Karp queria aplicar nas mídias sociais quando, aos 15 anos, largou a escola e, aos 20, começou a apostar no Tumblr.
Atualmente aos 23, é o garoto prodígio predileto da imprensa norte-americana, tratando-o da mesma forma como já se referiu a Bill Gates - que fundou a Microsoft aos 20 - e Steve Jobs - que lançou o primeiro computador da Apple aos 21. Moleque, mas também o milionário CEO de uma empresa que já juntou 15 milhões de usuários e acaba de ganhar US$ 30 milhões de investidores que esperam que ela cresça ainda mais.
Só do começo de 2010 para o de 2011, o site aumentou 1.540%, diz a ComScore, ameaçando passar serviços mais tradicionais e se tornar a maior ferramenta de autopublicação de toda a internet.
O que é o Tumblr?
- Apesar de parecer com outras plataformas de publicação, roubando um pouco do formato do Twitter e outro tanto do Wordpress, o Tumblr tem regras de convivência, estilo e formato próprios
- Publicar no Tumblr é quase igual a ter um blog no Wordpress, mas a dinâmica da plataforma é diferente. Blogar ou "reblogar" conteúdo é tão simples quanto dar um retweet ou apertar o botão "curtir". E, mais do que isso, essas opções diferenciam a linguagem e as interações entre as pessoas
- O número de reblogs mede a popularidade do post no Tumblr e mostra quem está na sua rede de contatos
- No Tumblr, o conteúdo é publicado para ser armazenado e, principalmente, para ser espalhado. A ação é fundamentalmente pública, ao contrário de um blog, que pode tratar só de temas particulares do autor. Publicar no Tumblr é como compartilhar no Facebook
- O design dos tumblogs é minimalista. Temas mais elaborados são vendidos, custando a partir de US$ 9. É possível customizar o código HTML de qualquer página hospedada no Tumblr
- O Tumblr conta com aplicativos para ser usado no iPhone, Android e Blackberry
Números
- 1 bilhão de pageviews e 500 terabytes ocupados somente em fevereiro.
- 82 servidores são usados para arquivar os 2.000.000 posts que os usuários sobem por dia.
- 15 mil novos usuários entram no serviço todos os dias.
- 330 temas já foram desenhados por eles.
- 18 posts e 5 reblogs por segundo.
- 1.540% foi o crescimento da plataforma em 2010, segundo a ComScore.
- Nos EUA, 56% da audiência do site tem menos de 34 anos
0 comentários:
Postar um comentário